segunda-feira, 20 de julho de 2009

OS DESAFIOS

Essa é a grande oportunidade que têm o Brasil para aproveitar os recursos de modo adequado e competente, com a intenção de gerar riqueza e bem-estar, de forma sustentável, vencendo os obstáculos e as limitações internas, e as internacionais provenientes de países e grupos interessados em apropriar-se de recursos que não lhes pertencem. Por isso é necessário um modelo de desenvolvimento que incorpore a dimensão ambiental e que desenvolva alternativas tecnológicas compatíveis com o sistema ecológico da região.

O início de um novo século deve encontrar o Brasil preparado para enfrentar novos desafios. Existem restrições que dificultarão o processo de desenvolvimento e que se apresentam como resultado da atual conjuntura mundial, duas das mais importantes são a restrição ao acesso a capitais de longo prazo e juros baixos que permitam investimentos a suficiente escala para melhorar nossas economias e além de mais, a dificuldade para atingir novos padrões científicos tecnológicos, numa sociedade mundial onde o conhecimento é o insumo mais valioso.

O Brasil deve desenvolver com os demais países da região estratégias similares e coordenadas para a Amazônia, que visem a evolução de sua economia baseada numa estrutura produtiva que não seja depredadora e que ocasione cada vez menos poluição. Os produtos da região deverão ter maior valor agregado, particularmente os provenientes da agroindústria e da indústria biogenética. No que tange a produtos de extração de origem vegetal e animal deve-se ter especial cuidado no controle, reposição ou recuperação de espécies. A extração mineral deve realizar-se com tecnologias que evitem danos ao ecossistema e por último considero que o turismo ecológico é uma excelente alternativa para o desenvolvimento e melhoramento das de vida da região.

Para abordar o tema das ações necessárias para o desenvolvimento da Amazônia, considero que seria necessário agrupá-las e uma forma que poderia ser a seguinte: Desenvolvimento econômico-político da Região; Conservação do meio ambiente; Conservação da identidade regional; Desenvolvimento sócio-espacial; e Desenvolvimento de tecnologias; Desenvolvimento Econômico-Político da Região

É necessário assumirmos a liderança manifesta dos países da região e retomarmos o TRATADO DE COOPERAÇÃO AMAZÔNICA como instrumento de integração e desenvolvimento do espaço amazônico. Não podemos deixar que as ameaças potenciais contra a Amazônia nos encontrem desunidos ou com interesses em oposição. Para isto é necessário que o Brasil tome a iniciativa de atingir ou encaminhar os objetivos contidos em tão importante documento levando-o a se transformar numa peça essencial para uma pretendida integração sul-americana.

Paralelamente, o Brasil mediante a utilização do planejamento governamental deveria promover o aproveitamento das potencialidades e das vantagens comparativas próprias de cada parcela do território amazônico, investindo em infraestrutura e fomentando o investimento produtivo, através de incentivos para atrair capitais e as tecnologias necessárias para o desenvolvimento. Será, contudo, necessário em um primeiro momento, direcionar os investimentos para áreas com potencialidades e para os núcleos urbanos capazes de exercer um papel catalisador dentro da Região. É fundamental buscar reduzir a disparidade da região, em termos de sua participação no PIB do Brasil. Para alcançar este objetivo o Brasil terá de investir em programas de infraestrutura econômica que procurem elevar a disponibilidade de transporte retomando os projetos de concepção mais ampla em especial os sul-americanos de integração e levando em consideração os projetos de interligação transoceânica entre Brasil, peru e Bolívia. Deve-se trabalhar também na matriz energética a fim de eliminar as deficiências e estrangulamentos para a realização de investimentos de capitais privados, essenciais para o desenvolvimento da economia regional. O desenvolvimento da indústria turística deve promover a expansão das atividades turísticas da Região, particularmente do ecoturismo, que é o que hoje conta com maior potencial de desenvolvimento; deve-se aumentar o fluxo de turistas, graças ao aumento da oferta e qualidade da infraestrutura e de serviços oferecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário